"Não sou tão inteligente que não possa aprender, nem tão ignorante que não possa ensinar."

quinta-feira, 2 de junho de 2011

TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO -

NOVOS RUMOS PARA A EDUCAÇÃO


O grupo formado por 3 alunos Welington, Daniel e Dorvanilson, fizeram uma apresentação, mostrando os recursos e os novos rumos para educação através das novas tecnologias. O grupo, teve a preocupação de abordar alguns assuntos referentes ao curso de matemática mostrando como podem tanto os alunos como os professores se beneficiarem com ferramentas disponíveis para a facilitação de conteúdos.Falaram sobre a substituição dos professores pelo computador, dando o seu ponto de vista e a suas preocupações quanto a falta de pessoas treinadas para desenvolver trabalhos no s laboratórios de informática existente nas escolas tanto do estado quanto do município, visto que os mesmos são usados pelos alunos e professores sem nenhum planejamento prévio, o professor utiliza o laboratório de informática apenas por usar, e mostrar para os alunos que a escola tem laboratório, o grupo ainda mostrou a preocupação pelo não comprementimento dos professores quanto ao modo de pesquisa na internet. Como pesquisar? Formas de pesquisar? - professores despreparados, aluno sem objetivo e o que era pra ser aprendizagem por pesquisa passa à outro contexto - Sites de Conteúdo Inadequados. Foi abordado ainda o processo correto do uso da informática na escola e seu objetivo que é o "Desenvolvimento do raciocínio e o pensamento crítico do aluno"."O computador trouxe novas situações de aprendizagem que o educador deve gerenciar".(Silvia Fichmann - USP). O professor deve ser mediador, deve acompanhar e sugerir atividades, ajudar a solucionar problemas e incentivar o desenvolvimento de aprendizagem do aluno.O grupo ainda falou sobre software livre, apresentando vídeos à respeito de novas tecnologias e seu aproveitamento em sala de aula. Parabéns ao grupo que desenvolveu seu trabalho com desenvoltura e com grande conhecimento e capacidade........


Jefferson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário